segunda-feira, 12 de abril de 2010

Direção


(foto: Rodrigo Zaehis)

Antônio Fábio


Antonio Fábio é Bacharel em Artes Cênicas nas modalidades Interpretação e Direção e Especialista em Educação e Linguagens Artísticas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes da Fundação Brasileira de Teatro, Brasília, DF.
Estreiou como diretor profissionalmente com a montagem de Quarteto, de Heiner Muller, apresentada em curta temporada no Teatro Dulcina, Brasília, DF, no ano de 1990. Graduou-se em direção com a montagem de O Inspetor Geral na Sala Conchita de Moraes do Teatro Dulcina de Moraes no ano de 1991 em Brasília, DF.
De lá prá cá dirigiu espetáculos profissionais e acadêmicos como Hamlet de W. Shakespeare com o grupo A Culpa é da mãe, apresentada no Teatro Garagem do SESC, Brasília, DF no ano de 1994, Tradição e Contradição de Miqueias Paz na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília, DF em 1992 eRosita, de Federico Garcia Lorca, que estreiou em Brasília no ano de 1995 e participou do vários festivais e mostra de teatro brasileiro, como a XI Mostra de Teatro de Sertãozinho no ano 1995.
Coordenou o projeto Teatro Porta Aberta da Companhia da Ilusão em Brasília, DF e diversos alguns dos espetáculos do mesmo projeto como Arlequim, Servidor de 2 Amo, de Carlo Goldoni no Teatro do Conjunto Cultural da Caixa no ano de 1998; A Vida é Sonho de Calderon de La Barca no Teatro do Conjunto Cultural da Caixa, Brasília, DF no ano de 1999; O Burguês Fidalgo de Molière no Teatro do Conjunto Cultural da Caixa, Brasília, DF, também apresentado no Teatro Municipal de Luziânia, GO e no Teatro Pompeu de Pina em Pirenópolis, GO no ano 2000; O Inspetor Geral de Gogol na Sala Martins Pena do teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília, DF em 2001; Sonho de Uma Noite de Verão de W. Shakespeare no Teatro do Conjunto Cultural da Caixa, Brasília, DF no ano de 2003.
Coordenou o Work in process, O Fio de Ariadne do Grupo Ovo apresentado no I Simpósio Brasileiro de Semiótica na Finatec, Brasília, DF no ano 2004 eNarrativas Para Fo e Rame, de Dario Fo e Franca Rame apresentado em curta temporada no Teatro de Bolso da Companhia da Ilusão, Brasília, DF no ano de 2006.
Estreia como diretor teatral na Bahia com a montagem de Os enamorados de Carlo Goldoni em junho de 2010.


(foto: Will Brandão)

Fábio Fernandes - Assitente de Direção e Preparador Físico

Licenciado em Educação Física e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou curso de Teatro no SESC de Salvador em 1999, onde participou de diversas montagens de sala e para espaços abertos utilizando o pseudônimo Fábio Oliveira “A Incelença”, de João Augusto, “A torre em concurso” de Joaquim Manuel de Macêdo, etc.). Em 2000 participou de oficina de interpretação com o ator Marcelo Prado que culminou com a montagem do espetáculo “O Último Evangelho”, de Aninha Franco, atuou também no espetáculo “Os Fuzis da Senhora Carrar” de Bertolt Brecht com direção de Cecília Raiffer. Em 2001 participou da montagem do texto “Diálogo Noturno com um homem vil” de Friedrich Durrenmatt, direção de Carla Ribeiro. Em 2002 ingressou no curso de
Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e atuou no espetáculo, “Em Alto Mar”, de Zlavomir Mrozek, direção de Diego Nicolin, a partir
desta montagem adotou o pseudônimo Fábio Fernandes. Em 2003 e 2004 deu vida ao personagem Benedito, protagonista do espetáculo “A Pena e a Lei”
de Ariano Suassuna, com direção de Vinício Oliveira. Em 2004 teve os seus primeiros contatos com o teatro físico em oficina ministrada pelo Professor, Diretor, Ator e Doutor em Artes Cênicas Érico José. Em 2005 atuou, produziu, fez a preparação corporal e dividiu com Kleber Santana a direção do espetáculo
“O Casamento Suspeitoso”, outro texto de Ariano Suassuna. Em 2006 foi convidado a participar do espetáculo “A Árvore dos Mamulengos” com o grupo Rapsódia.
Em 2007 integrou o elenco do espetáculo infantil “Putz- A menina que buscava o sol” de Maria Helena Kuhner, direção de Zana Tourinho. Neste mesmo ano participou de oficinas de dramaturgia no SESC de Salvador, onde dirigiu uma leitura e atuou em mais quatro, entre elas as leituras dramatizadas de “Dorotéia e Anjo Negro” de Nelson Rodrigues. Em 2008 participou das montagens “Salomé” de Oscar Wilde, direção de Amanda Maia, e “A Farsa da Boa Preguiça”, texto de Ariano Suassuna com direção de Harildo Deda. No ano de 2009 protagonizou o espetáculo “A Caravana dos Sonhos”, adaptado do texto Caravana da Ilusão de Alcione Araújo, direção Osvaldice Conceição. Fábio também atua como professor da rede pública estadual da Bahia desde 2000 e, quando solicitado, ministra oficinas de teatro em escolas públicas e particulares de Salvador e interior do estado.

Um comentário:

  1. Antônio traz exercícios que nunca tive a oportunidade de experimentar como atriz...muito bom trabalhar com alguém que tem outras referências! Viva Brasília! O processo está sendo muito enriquecedor para todo o elenco. E super intenso. Acho que Antônio tinha que oferecer um workshop de interpretação na cidade. :P

    ResponderExcluir

Seguidores