sexta-feira, 19 de março de 2010

O texto

Os enamorados é uma comédia do amor mal entendido. O ciúme e a paixão protagonizam o texto de Carlo Goldoni, escrito na segunda metade do século XVIII.

Estreada em Veneza em 1759, Os enamorados foi considerada como uma obra psicológica, na qual o teatro invade a vida e a explica. Seu fundamento é psicológico porque fala de duas pessoas, Eugênia e Fulgêncio, que estão doentes de amor. Seu sentimento resulta tão louco que propicia a destruição. O autor nesta obra reflete a sociedade em que vive. Assim, desmitifica a paixão e a converte em ridícula. Retrata o amor, esse sentimento incontrolado, que conduz aos maus tratos, ao ciúmes, a esse aspecto tão insano do amor.

Carlo Goldoni nos reflete em um espelho, para que possamos nos enxergar. Nos expõe ao ridículo para que assim nos demos conta da situação. No entanto, não toma partido de nenhum dos dois personagens, nem de Eugênia nem de Fulgêncio. Mostra-os refletidos para que se curem.

É uma obra bastante complexa. Aparentemente não acontece nada; mas com certeza, ocorrem muitas coisas.

Quando as obras tratam de seres humanos, nunca resultam simples, porque somos muito complicados.

2 comentários:

  1. Este processo tem sido uma constante revisita às mais intensas experiências afetivas e às cicatrizes mais fortes e tempestivas que o ciúme deixa... O fazer teatral por muitas vezes é um tipo de autotortura. Mesmo falando de um espetáculo leve, uma comédia... As situações ridículas, dignas de riso, aquelas em que o ciúme e a condição de desentendimento faz os inflamados "enamorados" ameaçarem atentar até à própria vida, fazem nós atores vermos o quanto isso não é distante, o quanto já fomos protagonistas dessas cenas patéticas em nosso cotidiano.

    A graça vem da identificação, são cenas que todos vivemos, mas que ao colocá-las em um palco, o distanciamento faz-nos entender, sob a estética teatral, a comédia da vida amorosa e cotidana.

    Até acho que só os inflamados e voluntariosos, como Fulgêncio e Eugênia, entendem a intensidade desse amor que falamos. É amor demais, rs!! "Um amor mal entendido" por eles mesmos.

    ResponderExcluir
  2. O bom é quando podemos rir do ciúme...
    E afinal ciúme é tempero do amor ou é doença?
    Acho que valia uma enquete. :)

    ResponderExcluir

Seguidores